Notícias

Canal de notícias da empresa para manter seus clientes e amigos informados sobre o segmento.

Pintura eletrostática no setor automobilístico

Os índices da economia não são nada animadores. Eles se refletem no setor automobilístico que, desde 2008 não via uma queda nas vendas tão acentuada, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

Mas apesar de dados negativos para diversos setores, no segmento automotivo a Fiat se destacou. Ela alcançou a liderança do ranking na venda de automóveis com 35.835 unidades vendidas em fevereiro deste ano, uma fatia de 20,04% do mercado. A Volkswagen ocupa a 2ª colocação com 30.998 veículos. 

O Palio é o modelo mais vendido da montadora italiana com 9.205 unidades. A Fiat domina também na categoria de sedãs compactos, com o Siena, que vendeu 5.033 automóveis.

Alcançar a liderança de mercado é uma grande responsabilidade para qualquer empresa. Para a Fiat não é diferente, principalmente sabendo que está concorrendo com gigantes mundiais em um segmento tão disputado. Além do investimento em design, a tecnologia é uma aliada importante na produção de seus veículos. Todas as etapas são automatizadas e desenvolvidas para oferecer carros modernos e de qualidade. 
 

Pintura eletrostática na linha de produção da Fiat
A tecnologia está presente no setor de pintura eletrostática da empresa. Todo o processo é feito por robôs programados. Cada parte da carroceria do carro percorre cerca de 11,7km em esteiras elevadas. Ao passar pelos robôs, as peças recebem materiais fonoabsorventes e de vedação, que criam uma película protetora contra poeira, água, ruídos e o choque com pedras que podem afetar gravemente a carroceria.

A camada de tinta aplicada com pintura eletrostática líquida protege contra a corrosão e cria película resistente às intempéries. Para se chegar a esses resultados, os produtos da pintura eletrostática são testados em laboratório até atingir o nível de qualidade desejado. 

Os resíduos de todo o processo, que inclui a pintura eletrostática, secagem e solda, são coletados, filtrados e purificados. A Fiat investiu em alta tecnologia para conseguir equipamentos de última geração para eliminar a emissão de qualquer tipo de solvente na atmosfera. Com isso, ela contribui para diminuir os resíduos lançados no meio ambiente. 

 
Fontes: Autos Segredos / Fiat
Voltar

Encontre sua notícia


© 2025. Tintapó | Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.