A pintura eletrostática apresenta vários benefícios em relação a outros métodos de aplicação de tinta como a pintura tradicional, com rolos e pincéis ou a pintura com spray.
A economia de material é um ponto forte na gama de vantagens, uma vez que, nesse processo, a tinta é atraída ao objeto por uma carga elétrica oposta, gerando um desperdício bem menor.
A grande variedade de aplicações é uma das maiores vantagens da pintura eletrostática. Além disso, este método garante menos riscos com solventes orgânicos, evitando danos à saúde de quem aplica o material e também da natureza.
Outra vantagem é conseguir acelerar todo o processo de aplicação: montando um alto grau de automação, torna-se mais rápido o processo de pintura e agilizando a troca de cores, pois não há necessidade de aplicação de solventes para limpeza.
Um benefício notável é também uma economia razoável energia, já que o pó que não se adere às peças pode ser reaproveitado, o que permite um rendimento quase máximo!
A pintura eletrostática também é bem resistente a produtos químicos e ações mecânicas, deixando o acabamento final muito mais bonito por muito mais tempo – com uma durabilidade maior do que os processos normais de pintura.