A pintura a pó é um dos mais avançados sistemas de pintura que oferece alto nível de acabamento e proteção, ela é muito procurada por diversos segmentos, mas nem sempre foi tão procurada e elogiada como é hoje.
A evolução dela durou muitos anos e foi preciso muita pesquisa dos setores industriais, principalmente porque além de oferecer durabilidade e resistência procuraram um meio de não agredir o meio ambiente.
Mas sua origem iniciou no ano de 1950 nos Estados Unidos, como ainda não se conhecia muito sobre o produto, ele não apresentava boa durabilidade e muitas vezes apresentava inconsistência na mistura o que a tornava inadequada para diversos materiais. Sendo naquela época mais indicada para materiais não corrosivos e isolação elétrica.
Após 10 anos a empresa Shell resolveu desenvolver testes que melhoraram a qualidade e a transformaram no que conhecemos hoje. Mas somente em 1962 que a pintura através da pistola eletrostática foi introduzida no mercado nos Estados Unidos e Europa.
Devido a todos esses processos e melhorias atualmente já é constatado que a pintura eletrostática a pó oferece uma economia de 98% e ainda há grandes vantagens.