O processo de fosfatização consiste em um processo químico, onde antes de iniciar a pintura eletrostática, é passado por um tratamento específico na superfície, que é aplicado uma camada cristalizada de fosfato de zinco sobre toda a superfície metálica, para que dessa forma, quando a peça for pintada pelo meio eletrostático, tenha mais proteção e durabilidade, melhor proteção anticorrosiva, além de garantir uma melhor vida útil da peça.
Isso acontece pelo contato da solução fosfatizante com a superfície metálica, gerando duas reações fundamentais que são feitas em sequência: 1º acontece o ataque à superfície metálica pela acidez do banho e em 2º devido a redução local da acidez, em que ocorre uma deposição ou formação de fosfato insolúvel em água, bem como no meio em que acontece sua formação.
Esse processo de consiste em cinco etapas:
1) Desengraxante alcalino a 70 ºC
2) Enxágue
3) Refinador
4) Fosfatização
5 ) Neutralizador
O processo de fosfarização é muito importante por deixar a pintura com uma melhor cobertura e acabamento, sem nenhum tipo de conformidades, como fissuras, descascamento, bolhas e entre outros. Além de proporcionar uma melhor absorção da tinta, fazendo com que a pintura penetre melhor na peça com mais profundidade. Agregando mais valor à superfície, tendo mais economia de tempo e também dinheiro na produção.
Para mais informações como essa, acesse nosso canal de notícias.
http://www.tintapo.com.br/noticias-tintas-po-pintura-eletrostatica/