A pintura eletrostática ou lacagem, um processo de pintura cuja finalidade é o revestimento do ferro, alumínio, ouro, cobre ou outros metais com uma película de polímero termo-endurecível colorido (pó de poliester).
Inúmeras cores podem ser utilizadas neste processo, as mais habituais são: o branco, verde, cinza, azul, laranja e castanho.
Este processo de pintura garante a flexibilidade da peça sem ofender a pintura. Quando uma peça é pintada a tinta recebe uma carga elétrica oposta à peça, fazendo com que a tinta se fixe no material acumulado justificativamente
Ela garante 50% em economia de tinta, 90% menos tempo de aplicação, 200% menos tempo de cura, para o manuseio da peça, e muito mais fixação.
A cura da camada de tinta depositada é obtida pelo processo de polimerização, formando um filme rígido, obtido em estufa convectiva, com temperatura variando entre 120º e 260º C.
Um ótimo exemplo de pintura eletrostática a pó são as molas: mesmo flexionadas, a tinta não permanece intacta. Outros exemplos mais simples de uso de pintura eletrostática a pó, são produtos da linha branca de dentro de casa, como microondas, geladeiras, máquinas de lavar roupa, pois necessitam de uma proteção com estética e durabilidade.